O nosso arroz

A Agropecuária Canoa Mirim S/A semeou na safra 2018/19 em torno de 8000 ha de arroz, com estimativa de colheita de mais de um milhão e quinhentos mil sacos de arroz.

O planejamento das lavouras consiste em parte das áreas fazerem rotação anual do arroz com a soja, uma pequena parcela 20% se repete com arroz, parte das áreas permanecem com pecuária com pastagens de trevo branco azevém e cornichão ou somente azevém quando o período de rotação for anual, no restante da área é feito preparada de terra antecipado. Este sistema integrado de produção arroz-soja-pecuária com o preparo antecipado e rouging químico está possibilitando controle satisfatório de invasoras, diminuição de pragas e doenças fúngicas, melhorando a fertilidade e física do solo, pois além da fixação biológica de nitrogênio feito pela soja e forrageiras leguminosas, todas as culturas são adubadas com N:P:K, favorecendo a ciclagem de nutrientes beneficiando o sistema de produção.

Lavouras com alta tecnologia, uso de agricultura de precisão elaborando mapas de fertilidade, mapas de colheita com colhedoras axiais com grande capacidade operacional, fornecendo ferramentas para tomada de decisão mais eficientes como aplicação de fertilizantes com taxa variável. Entaipamento e drenagem com RTK, 6.000ha de áreas sistematizadas em cota zero permitindo melhor manejo da irrigação das lavouras de arroz e soja.

Arroz irrigado grão

A semeadura do arroz irrigado é feita no cedo, período de setembro – outubro com semeadeiras pneumáticas de alta tecnologia, com emprego de cultivares IRGA, INTA-BASF e Híbridos predominando o uso da tecnologia Clearfield, compondo diferentes ciclos para escalonamento da colheita, a escolha das variedades leva-se em conta produtividade e qualidade industrial. O manejo empregado é o manejo preconizado pelo IRGA para lavouras com altos rendimentos, que passa por uma adubação analisando os níveis de fertilidade do solo. Aplicação de uréia em solo seco, início da irrigação com 3-4 folhas, controle precoce de ervas daninhas, controle preventivo de pragas e doenças, colheita na época adequada e parte da secagem feita na propriedade com uso de automação de secadores e queimadores a gás.

Galeria de Fotos

A nossa Soja

A agricultura brasileira tem condições para aumentar sua produção agrícola, em comparação com outros grandes países produtores, pois, possui significativas áreas em pousio que apresentam grande potencial para exploração agrícola. Dentro delas estão às áreas de soja na várzea, de rotação com a lavoura de arroz que estão aumentando significativamente na região sul do país.

Sistema de produção

A cultura da soja vem aumentando sua área ano após ano, implantada sobre as áreas de arroz irrigado em um sistema de rotação graças às tecnologias em constante processo de evolução que possibilitam aumentar a eficiência e produtividade na nossa região.

A grande maioria da rotação é feita em um ano soja um ano arroz, acreditamos que este sistema de produção permite obter uma melhoria da fertilidade do solo através da adubação e fixação de nitrogênio da soja, e também uma melhoria das características físicas e biológicas do solo, através das pastagens anuais de inverno implantadas na queda da folha da soja.

Outro benefício direto para o sistema de produção é a soja deixar o preparo de solo pronto para semeadura direta do arroz, diminuindo significativamente o custo de preparo, pela diminuição da mão de obra, hora máquina e combustíveis.

Uso de toda tecnologia disponível como sementes de soja RR, Intacta, Inox, uso consciente de insumos aliado ao uso de diferentes genótipos com diferentes ciclos permitem um melhor ajuste na época de semeadura e escalonamento de colheita. Gerando as condições necessárias para um sistema produtivo sustentável respeitando o meio ambiente.

A localização da nossa empresa permite rápido escoamento da produção para o Porto de Rio Grande, garantindo assim alta competitividade e liquidez da soja, impactando no custo e preço final do nosso produto.

Galeria de Fotos

Nossas sementes de arroz irrigado

Produzimos sementes certificadas Basf, da cultivar INTA GURI CL e genética IRGA com a cultivar 424RI, as áreas destinadas para produção de sementes são áreas historicamente limpas de arroz daninho, priorizando áreas com longa rotação com pecuária e cultivadas com soja. O cuidado em todo ciclo para mantermos o mais alto padrão de qualidade de acordo com o programa de certificação de sementes do IRGA e BASF.

Galeria de Fotos

Nossos touros

A produção de touros tem objetivo de criar animais equilibrados de tamanho e conformação, pelagem curta e pigmentação ocular, sem descuidar de um bom acabamento de gordura e fertilidade, fazendo que seja suprida a necessidade de bons reprodutores para o uso no seu plantel.



Galeria de Fotos

Nossos gados de abate

A Agropecuária Canoa Mirim trabalha na criação de gado de corte voltada à maior lucratividade.
O foco da empresa é uma pecuária de ciclo curto, onde os novilhos são abatidos jovens com qualidade de carcaça, atingindo os pré-requisitos necessários dos programas de bonificação dos frigoríficos, além da venda de genética Polled Hereford e Braford.
Todos animais estão inscritos no SISBOV e a propriedade tem participação na lista TRACE, obtendo habilitação de exportação para União Européia, promovendo uma maior rentabilidade no setor, agregando valor ao produto comercializado.

Galeria de Fotos

Qualidade

em primeiro lugar

Alta performance

Através de utilização de diversas técnicas de produção.

Tecnologia

Com o apoio tecnolófico visamos sempre melhorar nossos resultados.

Pessoal qualificado

Profissionais qualificados e em constante treinamento.

Clima