A Agropecuária Canoa Mirim S/A, é uma empresa agrícola que tem como suas principais atividades o cultivo de arroz, soja e gado. Fundada em 2000, é sediada em Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. É proprietária de 25.000 ha e detém todas as licenças inerentes à sua operação. Atualmente são produzidos 8.000 ha de arroz, 4.000 de soja e mais de 4.000 cabeças de pecuária de cria e corte. A estrutura física comporta 6 agrovilas, 4 unidades de secagem e armazenagem, além de moradias, escolas, postos de saúde e locais para eventos e prática de esportes (Figura 1). Todo suporte para contar com os serviços de excelência dos 235 colaboradores, devidamente organizados. Para organizar a estrutura funcional, a empresa conta com um modelo de gestão bastante participativo, onde existe autonomia das gerências para tomadas de decisão conjuntas, estimulando com que cada um tome a empresa como sua. A Agropecuária Canoa Mirim S/A tem como principal objetivo crescer junto com seus parceiros, buscando sempre realizar negócios que todos os envolvidos sejam beneficiados. Nossos colaboradores trabalham todos os dias com um orgulho contagiante, sabendo que seu esforço logo estará alimentando famílias. Além disso, estamos sempre preocupados com o meio ambiente e com o bem-estar social.
A. Produzir alimentos para alimentar o mundo, com ética e responsabilidade com as pessoas e com o meio ambiente; B. Agregar valor aos funcionários, clientes, acionistas e à sociedade; C. Oportunizar o acesso à educação aos funcionários e aos seus filhos; D. Integração com universidades e escolas, visando o desenvolvimento e a difusão do conhecimento; E. Proporcionar uma qualidade de vida dentro das comunidades: com coletas de lixo seletivo, incentivo ao esporte, jovem aprendiz, cuidado com as estradas e realização de ações beneficentes;
A. A empresa está constantemente em busca de novas tecnologias e atualmente utiliza: B. Centro de pesquisa em conjunto com universidades (250 ha); C. Maquinário equipado com piloto automático; D. Taipas e drenos gerados por software; E. Sistema de controle de máquinas pelo dispositivo digital e em tempo real; F. Mapas de colheita, gerado pelas colhedoras; G. Agricultura de precisão; H. Acompanhamento do desenvolvimento das lavouras através de imagens de satélite; I. Big data; J. Imagens de satélite do centro de pesquisa: K. Taipas e drenos gerados por software: L. Sistema de controle de máquinas digital:
A. Proximidade ao porto de Rio Grande; B. Facilidade no escoamento da produção; C. Grande concentração de produtos: